sábado, 13 de novembro de 2010

Fotografia Contemporânea por Rosenir

A Ascensão da Fotografia Contemporânea

No atual universo das relações humanas de alta competitividade, não se permite o descaso, e muito menos a desinformação, com a utilização não adequada de elementos que podem nos conduzir a estágios superiores do conhecimento, concernentes aos micro e macrocosmos ambientais, no qual estamos inseridos. Além disso, o domínio de tecnologias criativas aliado à qualidade, mais do que nunca passaram a ser pressupostos preponderantes, tanto nas atividades acadêmicas científicas e artísticas, como nas complexidades inerentes às interrelações profissionais contemporâneas.

A fotografia é um destes elementos, ao atuar tanto como fonte de qualidade como de qualificação, mas paradoxalmente é vista apenas como um produto visual , um simples apoio. Considerada apenas como suporte para o desenvolvimento de outras atividades(quer sejam, profissionais, acadêmicas ou de lazer), a fotografia ainda não foi devidamente encarada como um parâmetro ímpar, que exigem leituras e compreensões próprias.

De acordo com Gomes (1996), a imagem fotográfica, ao registrar a experiência, pode, provocar novas percepções, produzir a subjetividade inerente ao ato de olhar, e imortalizar o fato e o espaço captados, contextualizando-os.

A fotografia impõe-se também como uma importante manifestação da poética visual contemporânea. Ao invés de suporte, se transforma, em si mesma, numa fonte de estudos de sociologia da comunicação, através de pesquisas experimentais.

Nessa perspectiva inclui abordagens teóricas de caráter multidisciplinar, desde a preocupação com o significado, até com os aspectos físicos de imagens analógicas, obtidas através de processos fotoquímicos conjugados a sofisticados conteúdos visuais, criados e processados em ambientes virtuais pelo uso de imagens digitalizadas.

A fotografia exerce um papel tão abrangente, tão presente no nosso dia-a-dia que foge-nos à percepção de sua real importância na atualidade. Os diversos meios de comunicação e informação jornalística, publicitária ou cultural que nos envolve e fascina, são essencialmente fotográficas, quer sejam na forma de imagens estáticas ou dinâmicas, que a utilizam. Letras , desenhos ,monocromias, grafismos policromáticos, entre outros que possuem múltiplos padrões tonais, são componentes das milhares de imagens que inquestionavelmente fazem parte do universo visual e ambiental do cidadão comum. Isso acontece em toda e qualquer parte do mundo, de uma forma ou de outra, em maior ou menor escala.

A fotografia, impressa, exposta ou projetada, sempre está presente. Sem dúvida, a fotografia contemporânea integrou-se definitivamente em várias áreas das atividades humanas, proporcionando processos criativos na busca de novos patamares do conhecimento, em todas suas formas e níveis.




                                              Duas imagens, a experiência e a resultante
                                                              Mário Bitt-Monteiro



Mario Bitt-Monteiro
FABICO/UFRGS, 2000

Sob convite do Departamento de Difusão Cultural/PROREXT-UFRGS, o Consultor em Fotografia e Coordenador do Núcleo de Fotografia da FABICO, Mario Bitt-Monteiro, fez a concepção gráfica do material de divulgação para o Programa Unicultura/2001. O autor completa em 2001 , quarenta anos como profissional em Fotografia, tanto nas áreas analógicas, quanto em seus universos digitais.

Bitt-Monteiro criou nove (9) obras fotográficas para o Unicultura/2001, que retratam, em sua forma plástica, subjetivações espaciais, signos e impressões imagéticas que significaram ou construíram, de uma maneira ou outra, sua personalidade como artista, pesquisador e profissional da imagem fotográfica. As nove obras fotográficas, constituem-se, sem dúvida, em um trabalho essencialmente autoral, único, criado exclusivamente para o Programa Unicultura/2001, como marco de seus quarenta anos em Fotografia.


Prospecções Ilusórias


Simbiose Vital

 

O Contemplador

Pescadores de Luz


Porto Alegre

  Asas à Imaginação


Primeiras Analogias



A Leveza do Toque



Olhares Urbanos




 
 MÁRIO BITT-MONTEIRO
 
Fotógrafo desde 1965, Músico e Designer, começou sua experiência profissional em Fotografia Social no período de 1967 a 1972. A partir de 1973, iniciou a trabalhar com Fotografia Comercial, atuando na área da Fotografia Publicitária, sendo um dos fundadores da firma Publiphoto Ltda. (Porto Alegre/RS). Como sócio-gerente desta empresa, especializou-se em Fotografia em Propaganda, Fotografia Industrial e Comercial além de Fotografia Publicitária em Locações e Estúdio .

Em meados de 1976, ingressou na área da Fotografia Científica de Campo e imagens de Fotomicroscopia Ótica em bancadas de laboratório de pesquisa, iniciando uma série de serviços para o INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS da UFRGS, principalmente para o Depto. de Botânica e o Depto. de Genética.

No campo da Fotografia Biológica, adequou e aplicou técnicas laboratoriais próprias, principalmente nas questões de resolução e qualidade da imagem fotográfica em preto-e-branco, aprofundou, estudos em teorias e práticas da aplicação da fotografia em trabalhos científicos, desempenhando desde 1976 as funções de técnico, instrutor, assessor, coordenador, consultor, pesquisador e professor de fotografia em atividades de extensão da UFRGS.

De 1982 a 1987, já contratado, sob concurso, pela UFRGS, foi o responsável técnico do Laboratório de Fotografia do Depto. de Paleontologia e Estratigrafia do INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS da UFRGS, no exercício de laboratorista e consultor de fotografia de materiais fósseis.

Em 1993 organizou o LABORATÓRIO DE FOTOQUÍMICA & FINE-ARTS do Núcleo de Fotografia da FABICO/UFRGS estabelecendo uma série de aulas-laboratório com a denominação de OFICINAS DE TÉCNICAS ESPECIAIS, que contribuiram no aprimoramento de alunos bolsistas em Fotografia e graduandos em Comunicação Social/UFRGS.

Atualmente exerce as funções de Coordenador-Chefe e Coordenador de Pesquisa e Extensão em Fotografia do Núcleo de Fotografia da FABICO/UFRGS, sendo coordenador e ministrante dos Projetos de Extensão em Fotografia, implantando então o PROGRAMA DE CURSOS E OFICINAS DE FOTOGRAFIA/UFRGS e o Projeto Integrado UFRGS DOCUMENTA, ambos com início das atividades a partir do ano de 1993.

Criou e desenvolve o programa de pesquisas em fotografia, denominado FOT.XPER, desde março de 1995, que conta atualmente com 12 projetos de pesquisa em fotografia experimental, comparada e aplicada , sendo que desde novembro deste ano, após convite, participa como Coordenador do UNIFOTO, dentro do Projeto UNICULTURA - PROREXT da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, além de ser membro , eleito, das Comissões de Extensão (COMEX) e Pesquisa (COMPESQ) da FABICO/UFRGS.

No início de 1996/1, começou a coordenar como representante da UFRGS/FABICO a produção das imagens fotográficas do ATLAS AMBIENTAL DE PORTO ALEGRE e, em 95-2 implantou o Projeto de Pesquisa/Extensão denominado "POVO E PAISAGEM DE SÃO JOSÉ DOS AUSENTES" com um Convênio entre a UFRGS e a Prefeitura Municipal de São José dos Ausentes, dentro do Programa "UFRGS DOCUMENTA", tendo como meta "O desenvolvimento aliado à preservação do meio ambiente".

 Criou o PROJETO BIOS - IMAGENS DA BIOSFERA MERIDIONAL DO BRASIL, para o estabelecimento de um convênio entre a UFRGS, FUNDAÇÃO ZOOBOTÂNICA DO RS.

 Em 1998 criou o GEF - Grupo Experimental de Fotografia, como uma atividade de pesquisa e extensão, de periodicidade anual, aberta para alunos de todas as áreas da UFRGS.

E, atualmente, desenvolve pesquisas sobre a teorização do espaço circundante e suas relações com o registro fotográfico, através da publicação de um artigo que versa sobre TEORIA DOS UNIVERSOS CIRCUNDANTES , como suporte de metodologia experimental em fotografia.

Áreas de atuação em fotografia

1.1 FOTOGRAFIA COMERCIAL
a) Fotografia Publicitária
b) Fotografia Industrial
c) Direção de Fotografia
d) Direção de Cinematografia
e) Produção em Fotografia
f) Edição em Fotografia

1.2 FOTOGRAFIA DE ATELIER E LABORATÓRIO
a) Reprodução, retoque e restauração de fotografias
b) Manipulações fotoquímicas - técnicas aplicadas
c) Colorizações fotoquímicas
d) Técnicas de fotoacabamento em p&b
e) Experimentações fotoquímicas
f) Pesquisador de fotografia P&B em laboratorio e em estúdio.

1.3 FOTOGRAFIA DOCUMENTAL ENSAÍSTA
a) Fotografia de Autor
b) Projetos de ensaios fotográficos
c) Percepção espacial - composição fotográfica
d) Professor de teoria e pratica em Fotografia

1.4 FOTOGRAFIA CIENTÍFICA APLICADA
a) Fotografia biológica - campo e laboratório
b) Fotografia ambiental - documental e pesquisa
c) Fotomicroscopia e fotomacroscopia
d) Fotografia em projetos científicos (orientação)
e) Direção de Fotografia em projetos

1.5 PESQUISAS DA IMAGEM FOTOGRÁFICA
a) Conjugações de fotografia analógica com digital
b) Fotografia de espectros não visíveis
c) Alta definição de negativos em P&B
d) Percepções espaciais - universos circundantes(conceitos)


Cargos, funções e realizações na UFRGS

Criador e Coordenador-Chefe do NÚCLEO DE FOTOGRAFIA da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação(FABICO) da UFRGS desde Abril de 1992;
Curador do Projeto UNIFOTO do PROGRAMA UNICULTURA, Departamento de Difusão Cultural - Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul , desde Abril de 2010;

Autor da TEORIA DOS UNIVERSOS CIRCUNDANTES - Percepção, Espaço e Fotografia: uma proposta metodológica (REVISTA DE BIBLIOTECONOMIA & COMUNICAÇÃO da UFRGS - Vol. 8, p. 261-71. Ano 2000. ISSN 0103-0361);
Criador, Coordenador e professor do Projeto GEF - Grupo Experimental de Fotografia , desde 1997;

Criador e Coordenador do Projeto BIOS: IMAGENS DA BIOSFERA MERIDIONAL DO BRASIL- Recursos Gráfico-Visuais de Ecossistemas do Rio Grande do Sul, de 1997 a 2000;

Criador e Coordenador do Laboratório Experimental da Imagem e do Som - LEXIS, do Núcleo de Fotografia-FABICO/UFRGS, em janeiro de 1998;

Criador e Coordenador do UNIFOTO,dentro do Programa UNICULTURA, da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, de 1995 a 2001;

Diretor responsável pela criação e implantação da identidade gráfico-visual do 1o., 2o. e 3o. SALÃO DE EXTENSÃO DA UFRGS, nos anos de 1999, 2000 e 2001 e designer do material gráfico do Programa UNICULTURA da Pró-Reitoria da Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, nas atividades do ano de 2001;

Criador e Pesquisador/Coordenador do PROGRAMA DE PESQUISA EM FOTOGRAFIA EXPERIMENTAL E APLICADA FOT.XPER.UFRGS , desde abril de 1993;

ORIENTADOR de FOTOGRAFIA APLICADA em teses de mestrado e doutorado na área das Ciências Sociais e Aplicadas , de 1998-1 a 1999-2;

Criador e Coordenador Geral do Projeto "POVO E PAISAGEM DE SÃO JOSÉ DOS AUSENTES", dentro do Programa "UFRGS DOCUMENTA", em atividades de extensão sob a temática " O desenvolvimento aliado à preservação do meio ambiente", de1995 a 2004 (Convênio de Janeiro de 1997 a Janeiro de 2004);

Membro, convidado, da Comissão de Cultura do Programa Unicultura/PROREXT, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, de dezembro de 2000 a dezembro de 2001;
Membro, eleito, da Comissão de Pesquisa (COMPESQ) da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, no período de 1999-2001;

Membro, eleito, da Comissão de Extensão (COMEX) da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS , de 1996-1 a 2006;

CRIADOR e COORDENADOR EXECUTIVO do PROGRAMA DE EXTENSÃO "UFRGS DOCUMENTA", de 1993 a 2004;

COORDENADOR do NÚCLEO DE FOTOGRAFIA do DEPTO. de COMUNICAÇÃO DA - Faculdade Biblioteconomia e Comunicação-FABICO, desde junho de1994 -- sob a portaria n. 009/9 DECOM/FABICO;

Consultor em Fotografia da /UFRGS, desde 1982;

Criador e Responsável do LABORATÓRIO DE FOTOQUÍMICA e FINE ARTS do NÚCLEO DE FOTOGRAFIA/ FABICO/UFRGS, desde Maio de 1993;

Orientador em Fotografia, como convidado, nas disciplinas de Projetos Especiais e Experimentais em Fotografia, do Curso de Comunicação Social da UFRGS, de jan. de 1992 a 1997;
Orientador convidado, às cadeiras de projetos experimentais Jornalismo III e IV -Especialização e BIB 205 e, Proj. Exp. em Propaganda IV - Especialização do Curso de Comunicação Social, UFRGS, com ênfase em Fotografia, de 1994-1 a 1998-2;

Criador,Coordenador de Extensão e Ministrante de Cursos e Oficinas em Fotografia, na FABICO/UFRGS, desde março de 1993;

Responsável Técnico do Gabinete Fotográfico, do Depto. de PALEONTOLOGIA E ESTRATIGRAFIA do GEOCIÊNCIAS/UFRGS, 1982 a 1987;

Consultor em Fotografia de Materiais Fosseis eFotomicroscopia ótica para o Dep de PALEONTOLOGIA E ESTRATIGRAFIA-GEOCIÊNCIAS/UFRGS de 1982 a 1987;

Fotógrafo de Pesquisas em laboratório e campo, sob contrato de autônomo,no DEPARTAMENTO DE GENÉTICA , BIOCIÊNCIAS da UFRGS, de 1978 a 1982;

Fotógrafo na área Biológica e Fotomicroscopia ótica, sob contratos variados, para o DEPTO. DE BOTÂNICA/UFRGS, de 1975 a 1978.

Fonte:




OLHAR FOTOGRÁFICO DA ALUNA ROSENIR

"LIVRE EXPRESSÃO"




Tema: "Afro"
Técnica: Fotografia Digital
Autor: Rosenir
Data: 2010/2




Tema: "As Belezas do Espinho"
Técnica: Fotografia Digital
Autor: Rosenir
Data: 2005
 
 

Tema: "Boas Vindas"
Técnica: Fotografia Digital
Autor: Rosenir
Data: 2010/2
 

Tema: "A Cor d'Rosa"
Técnica: Fotografia Digital
Autor: Rosenir
Data: 2010/2
 
 

 
Tema: "Presente d'Tarde"
Técnica: Fotografia Digital
Autor: Rosenir
Data: 2005

 

Tema: "Presente d'Tarde"
Técnica: Fotografia Digital
Autor: Rosenir
Data: 2005

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário