sábado, 13 de novembro de 2010

Fotografia Contemporânea por Carol

J.R.Duran
Barcelona,Espanha,1952
Biografia:
Radicado no Brasil desde 1970, formou-se em Comunicação na Faculdade Anhembi e começou a carreira de fotógrafo
em São Paulo. Estabeleceu seu estúdio em 1980 e passou a colaborar com as mais importantes revistas nacionais e internacionais de moda. Ganhou dez prêmios de fotografia da Editora Abril e três prêmios Multimoda, concedido ao melhor fotógrafo de moda do país. Entre 1989 e 1994, viveu em Nova Iorque, onde atuou na publicidade e na moda. Retornou ao Brasil em 1995 e passou também a dirigir filmes publicitários. Vive em São Paulo.
Não tenho arquivo fotográfico que retroceda a mais de cinco anos.
Não tenho memória. Mas me lembro que nasci em Barcelona em julho de mil novecentos e cincoenta e dois e que vim morar no Brasil em janeiro de mil
novecentos e setenta. Trabalho e trabalhei para todas as revistas de moda deste país: Playboy, Pop, Manequim, Capricho, Claudia,Mais,Nova, Marie Claire, Vogue,  Nova Beleza, Vip, Elle, República. Mencione qualquer uma, que eu est(ou)ive lá. Com a revistaPlayboy tenho uma cumplicidade que em dezembro deste ano fará vinte anos.
De mil novecentos e oitenta e nove até mil novecentos e noventa e cinco residi em New York e comecei a colaborar para o resto das revistas do mundo inteiro:
Harper`s Bazaar USA, Elle França, Elle Espanha, Elle United Kingdom,  Tatler, Mademoiselle, Glamour, Marie Claire Espanha,Vogue Espanha, Madame   Figaro,  Amica, Elle Italia, Vogue Alemanha.

Ao mesmo tempo fiz sempre muita publicidade para clientes como: Philip Morris, British Tobaco, Maybelline, American Express, Elisabeth Arden, Itau, L’Oreal, Ellida Gibs, Nestle, Volkswagen, Renault, Johnson & Johnson, United Distillers. Aqui ou fora do Brasil.

Não tenho uma lista de prêmios. Mas me lembro que um ano, no Prêmio Abril de Jornalismo me deram um ‘hors concours’ porque parece que tinha ganho prêmios demais e assim não poderia continuar concorrendo.
(Palavras do fotógrafo Josep Ruaix Duran)


Fontes:
(acesso em 07/11/2010)
(acesso em 07/11/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário