sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Período: 1910 a 1920 - Aluna Alexandra

PERÍODO DE 1910 A 1920

BENEDITO JUNQUEIRA DUARTE

Benedito Junqueira foi iniciado na fotografia pelo tio, o célebre retratista JOSÉ FERREIRA GUIMARÃES (um dos poucos agraciados com o título de Photographo da Casa Imperial), tendo se aperfeiçoado mais tarde no estúdio Reutilinger, em Paris (França), em duas ocasiões distintas: 1922 e 1929.

Começou a trabalhar como retratista em São Paulo (SP) neste último ano, passando a chefiar a Seção de Iconografia do recém-criado Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo em 1935, no qual permaneceu até sua aposentadoria em 1965.

Documentou as atividades do departamento e organizou o arquivo fotográfico relativo às obras da cidade, produzindo mais de 4.000 fotografias entre 1935 e 1951; tendo realizado ainda uma série de filmes sobre a cidade de São Paulo entre os anos de 1938 e 1945.

Orientando-se para as aplicações científicas da fotografia, documentou o primeiro transplante de coração realizado na América Latina, em 26 de maio de 1968, pela equipe chefiada pelo Dr. EURÍCLIDES DE JESUS ZERBINI, no Hospital das Clínicas de São Paulo.

Trabalhou ainda como fotógrafo na REVISTA SÃO PAULO, publicação do governo paulista dos anos 1930. Foi um dos fundadores do Foto Cine Clube Bandeirante.


BIOGRAFIA DE BENEDITO JUNQUEIRA

Data Nascimento: Franca, SP, 1910
Área de Atuação: Foto Documental

Com 10 anos mudou-se para Paris e iniciou aprendizado com o tio José Ferreira Guimarães, fotógrafo da Corte Imperial Brasileira. A partir de 1923 continuou o aprendizado no Estúdio Reutlinger, um dos maiores de Paris, onde se tornou assistente aos 15 anos e conheceu os grandes nomes da fotografia – Nadar, Man Ray – e do cinema. Em 1929 voltou para São Paulo. Trabalhou como foto jornalista no Diário Nacional (1929) e colaborou na revista São Paulo, ao lado de Cassiano Ricardo e Menotti del Picchia (1936). Entre 1935 e 1951 dirigiu a Seção de Iconografia do Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo, onde produziu e organizou o acervo fotográfico de cerca de 4000 fotos. Fotografou as atividades do Departamento de Cultura e, entre 1938 e 1945, período em que esteve diretamente ligado ao prefeito Prestes Maia, documentou as diversas obras empreendidas na cidade, como a retificação do Rio Tietê, o Túnel da Avenida 9 de Julho e a abertura da Avenida Rebouças. Neste período produziu uma série de filmes sobre a cidade. Trabalhou na prefeitura até 1965 e passou a dedicar-se exclusivamente à documentação científica. Em 1968 registrou o primeiro transplante de coração da América do Sul. Foi crítico de cinema no jornal O Estado de S. Paulo e um dos fundadores da Cinemateca Brasileira.

FOTOGRAFIA TIRADA POR  BENEDITO JUNQUEIRA
www.girafamania.com.br/.../fotografo-benedito-junqueira
www.fotografia-dg.com/fotografos-brasileiros-mais-consagrados-parte-1/


AUGUST SANDER

August Sander fundou o seu estúdio em Lindenthal, em 1910. Começou aí o trabalho da sua vida, Pessoas do Século XX, que o manteve ocupado até aos anos cinquenta.

 Nos anos trinta, teve problemas com os Nacional-Socialistas devido às actividades políticas do seu filho, obrigando-o nessa altura a tirar fotografias de paisagens na zona do Rio Reno e na parte velha de Colónia. Antes disso, ao publicar Espelho da Alemanha e Rosto dos Tempos, conseguiu concluir pelo menos a primeira fase da sua ideia de uma imagem enciclopédica e sistemática do povo alemão.

 Por fim, em 1980, foi publicado o trabalho reunido sob o título original Pessoas do Século XX. Depois da destruição do seu estúdio e arquivo em 1944, Sander mudou-se para Kuchhausen, na região de Westerwald. O seu nome quese foi esquecido em Colónia, até L. Fritz Gruber exibir o seu trabalho na Photokina, em 1951.

BIOGRAFIA DE AUGUST SANDER

Herdorf-Sieg, 1876, Colónia, 1964) do fotógrafo alemão. En Berlín se especializó en fotografía industrial y en arquitectura. Em Berlim se especializou em fotografia industrial e arquitetura. En 1910 se trasladó a Colonia, y le llegó el primer gran éxito con la exposición del Werkbund de 1914. Em 1910 mudou-se para Colônia, e foi seu primeiro grande sucesso com a exposição Werkbund em 1914. Tras la I Guerra Mundial fotografió tipos alemanes, artesanos, campesinos y burgueses, por lo general en fotografías preparadas. Após a I Guerra Mundial fotografado taxas alemãs, artesãos, camponeses e burguesia, geralmente preparadas em fotografias. En 1926 publicó Antlitz der Zeit , libro de sesenta fotografías que debía ser la primera parte de una colección de quinientas imágenes divididas en siete secciones. Em 1926 publicou Antlitz der Zeit, um livro de fotografias sessenta deveria ser a primeira parte de uma coleção de cinco centenas de fotos dividido em sete seções. Sin embargo, con el advenimiento del nazismo se retiró a Westerwald, donde se dedicó a la fotografía de paisajes. No entanto, com o advento do nazismo foi retirado Westerwald, onde se dedicou à fotografia de paisagem.


FOTO TIRADA POR SANDER

Toddler, Ochsenbrücher or Ölsen Family - 1950/55
Gelatin silver print
4 1/4 x 3 1/8 in.

odigioso.blogspot.com/.../sander-august-fotografia


EUGENE CARLETON WATKINS

Eugene Carleton Watkins, um fotógrafo de destaque do oeste americano, fotografou os Comstock durante o seu "boom" período maior, em 1876 e 1878. Watkins is best known for his photographs of pristine landscapes, but he was equally adept at capturing industrial subjects. Watkins é mais conhecido por suas fotografias de paisagens naturais, mas ele era igualmente hábeis em capturar assuntos industriais. Thus, he was well-qualified to capture the varied terrain of Nevada, from the forests of Lake Tahoe to the mountainous Virginia City . Assim, ele estava bem qualificado para capturar o terreno variado de Nevada, das florestas de Lake Tahoe para a montanhosa cidade de Virgínia . His panoramic views of Virginia City are marvels of artistry, documenting an era of unimagined prosperity. Sua vista panorâmica sobre a cidade de Virgínia são maravilhas da arte, documentando uma era de prosperidade inimaginável.

BIOGRAFIA DE WATKINS

Born in Oneonta, New York, Watkins emigrated to California in 1851. Nascido em Oneonta, Nova Iorque, Watkins emigrou para a Califórnia em 1851. He took up photography a few years later, and by the 1860s had his own gallery in San Francisco. Ele levou a fotografia de alguns anos mais tarde, e por volta de 1860 teve sua própria galeria em San Francisco. He traveled constantly and worked steadily from the 1850s to the early 1890s, producing approximately 5,000 views, a feat rivaled by few nineteenth-century photographers. Ele viajava constantemente e trabalhou continuamente, de 1850 a 1890, produzindo cerca de 5.000 pontos de vista, uma façanha rivalizado por poucos fotógrafos do século XIX. His iconic photographs of Yosemite brought awards and national fame, but he never rested on his laurels. Suas fotografias icônica de Yosemite trouxe prêmios e fama nacional, mas ele nunca descansou sobre os louros. Indeed, he actively sought commissions and traveled throughout the West. Na verdade, ele buscou ativamente de comissões e viajou por todo o Ocidente. After the devastating loss of his gallery and all his negatives to bankruptcy in 1876, he set about building up a new inventory under the rubric of "Watkins's New Series." Após a devastadora perda de sua galeria e todos os seus negativos à falência em 1876, ele começou a construção de um novo inventário sob a rubrica de "New Watkins Series". It was just after this period that Watkins headed for Nevada. Foi apenas após esse período que Watkins dirigido para Nevada.

FOGRAFIA TIRADA POR EUGENE

National Park, pela Carleton Watkins

www.onlinenevada.org/carleton_eugene_watkins
en.wikipedia.org/wiki/Carleton_Watkins



MARC FERREZ

Marc Ferrez (1843-1923) foi o único profissional a merecer o título de Photographo da Marinha Imperial, em 1880. Ele introduziu no mercado as primeiras chapas secas dos irmãos Lumière. Inovou ao utilizar o flash de magnésio para fotografar as minas da região de Morro Velho, Minas Gerais. Em 1881, ele produziu as maiores chapas coloidais panorâmicas do mundo (40 × 120 cm), retratando paisagens brasileiras.

Apesar de sua predileção pela paisagem, foi importante retratista, em virtude dos registros informais dos membros da família imperial brasileira, pois em 1886, realiza uma série de retratos da Princesa Isabel no Palácio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro.

Publicou o Álbum da Avenida Central, focalizando a construção da atual Avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro, entre 1903 e 1906. Também uma série de cartões-postais... Publicou um folheto de propaganda no qual afirma que “seu estabelecimento possui acima de 1.500 clichês de diferentes tamanhos”.

BIOGRAFIA DE MARC FERREZ

Marc Ferrez (Rio de Janeiro, 7 de dezembro de 1843 — Rio de Janeiro, 12 de janeiro de 1923) foi um fotógrafo franco-brasileiro. Retratou cenas dos períodos do Império e início da República, entre 1865 e 1918, sendo que seu trabalho é um dos mais importantes legados visuais daquelas épocas.

Suas obras retratam o cotidiano brasileiro na segunda metade do século XIX, principalmente da cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil. Há fotos da ilha das Cobras, da floresta da Tijuca, da praia de Botafogo, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, entre outras.

Juntamente com o fotógrafo alagoano Augusto Malta registrou imagens das transformações decorrentes da reurbanização empreendida pelo prefeito do Rio, Francisco Pereira Passos, no início do século XX.

                                     FOTO DE MARC FERREZ
                                          “Bambús”, Jardim Botânico – Rio de Janeiro (1890).

pt.wikipedia.org/wiki/Marc_Ferrez


Nenhum comentário:

Postar um comentário