sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Período: 1870 a 1880 - Aluna Carol

Personalidade importante na década: Claude Monet

Retrato de Monet fotografado por Nadar em 1889.
Claude Monet foi o mais famoso pintor impressionista entre os anos de 1870 e 1880, nasceu em 1840, em Paris, França e morreu 1926, em Giverny, França.


Foto marcante na década:

Vista panorâmica de Kiev, Ucrânia, por volta de 1870, tirada pela técnica de zincografia, autor desconhecido.


Equipamentos da década:

Tourograph nº 1, 1878.

Somente no início da década de 1870 começaram a aparecer as primeiras chapas utilizando gelatina. Foi também por essa altura que aumentou a sensibilidade das emulsões e, conseqüentemente, a sua rapidez.

Essas chapas possuíam grandes formatos e alojavam-se dentro das caixas através de uma ranhura com encaixe. "Rebobinar" era então uma operação demorada e delicada, e até cansativa, devido ao peso do material. Para transportar a câmera, o conjunto dos acessórios e o número de chapas suficiente para fotografar, geralmente era necessária uma carroça puxada por um animal (não esqueçamos que a essa altura o automóvel ainda não tinha sido inventado).


Técnicas fotográficas da década:

Fonte da Carioca e Convento de Santo Antonio .Rio de Janeiro c. 1870
Revert Henrique Klumb Papel Albuminado sobre cartão. Acervo da Biblioteca Nacional


A estereoscopia era e é a grande vida da fotografia, e ate  os  anos 1900, poderíamos até afirmar que no mundo a difusão e o interesse  pela estéreo fotografia foi maior do que o da fotografia comum, existindo um sem número de empresas dedicadas  à comercialização de cartões postais fotográficos com vistas estereoscópicas as mais variadas.


Carolina da Penha

Nenhum comentário:

Postar um comentário