sábado, 13 de novembro de 2010

Fotografia Contemporânea por Mônica: Anne Gueddes

Anne Geddes

Quando na atividade propôs apresentar um fotógrafo reconhecido, com atuação no período de 1960 a 2010, nos níveis nacional ou internacional a fotografa que veia a cabeça foi Anne Geddes, por ter adquirido um dos seus livros mais vendidos “Os Meus Primeiros Cinco Anos”, por conta da minha gravidez em 1999 e nele conter fotos lindíssimas de crianças e também poder contar parte da história da minha filha. Trabalho como professora na área de Educação Infantil e sempre as fotos de Anne Geddes estão presentes ilustrando páginas dos livros, revistas e jornais do meio.

Anne Geddes nasceu em Queensland na Austrália no ano de 1956, atualmente reside em Auckland, Nova Zelândia. Sua caminhada começou aos vinte anos quando começou a desenvolver a sua assinatura em um negócio de imediato impacto visual, assim, Anne criou a partir da fotografia, um dos produtos mais desejados e amados do mundo, conquistou fama mundial com fotografia de crianças, que é sua especialidade, expandindo sua metáfora visual com justaposições surpreendentes e iluminadas de origens em formas florais, bem como com os seus habituais bebês e mulheres grávidas. Mais uma vez, Anne chama-nos a ver o mundo com outros olhos, como o fez com os seus outros bestsellers internacionais. Muitos dos seus trabalhos mais notáveis foram publicados em revistas como “Life Magazine”, nos estados Unidos, “Tempos”, na Alemanha, ou “London Saunday Mirror” na Grã-Bretanha.

As fotografias de Anne Geddes espelham a alegria e o amor pelas crianças que são futuro do Planeta. O seu grande objetivo é conseguir que a fotografia de crianças seja aceita como uma forma de arte que legitimamente rivalize com qualquer outra especialidade fotográfica.  Alguns de seus premiados trabalhos:


  • 1993 publicou seu primeiro calendário sem patrocínio, ela vendeu sua casa para financiar o projeto e recebeu o prêmio Fellow of Photography pela NZIPP.
  • 1995 recebe o prêmio de melhor retrato e no decorrente ano, lança seu primeiro diário do bebê "Meus Primeiros Cinco Anos" e se torna um best seller internacional vendendo 1 milhão de cópias em dois anos.
  • 1996 publica seu primeiro livro “Down in the Garden” um conto de fadas com suas fotografias lançado nos USA, e se torna o número 3 na lista de  bestsellers do New York Times. Seus livros chegam a marca de 5 milhões de cópias vendidas em 33 países.
  • 1997 é nomeada membro Imortal de fotografia nos EUA e na Nova Zelândia.
  • 1998 diante a maior platéia da história do Prémio Kodak, recebe o prêmio Kodak Fotobuchpreis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário